Congresso

   
    Entre os dias 11 e 14 de Junho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, vai acontecer o Congresso Nacional de Estudantes, impulsionado por importantes entidades do movimento estudantil brasileiro, como os DCE da USP, UFRJ, UFMG e Executivas de Curso, como a Executiva de Serviço Social e Educação Física. Esta iniciativa busca discutir a conjuntura de crise econômica em que vivemos e armar a juventude brasileira para enfrentar suas conseqüências. O Congresso também busca expressar a importante retomada de lutas que vem ocorrendo no movimento estudantil de 2007 para cá, através das Ocupações de Reitorias, como a da USP e UnB.

    Este Congresso é uma alternativa unitária, que reúne entidades, grupos e ativistas que não vêem mais nos fóruns da UNE espaços para organizar as lutas, dado que esta entidade passou de malas e bagagens para o lado do governo Lula, parecendo mais um Ministério da Juventude no governo, do que uma entidade para organizar as lutas dos estudantes.

    Parte dos debates se preocupará com a articulação dos estudantes em nível nacional, afinal a experiência das lutas e Ocupações mostrou essa necessidade. Outra parte do debate se preocupará com o resgate de concepções que o movimento estudantil deve realizar como a aliança estratégica com a classe trabalhadora, a independência política e financeira e a autonomia frente a governos e partidos.

    Acompanhem a construção do Congresso através dos informativos disponíveis na rede da Conlutas e através do site: www.congressodosestudantes.org.br